Faz frio lá fora. O inverno nem começou de fato e já tivemos vários dias de temperaturas bem baixas. As massas de ar polar estacionam no sul e corremos para pegar nossas peças de roupas mais quentinhas no fundo do armário. Mãos e pés congelados, nariz vermelho, pele ressecada. Há os que gostam do inverno. Eu fora. Consigo sobreviver à estação vestindo várias camadas de lã. Aquecedor, cobertores e o aconchego de casa também caem bem.
25 campanhas para você exercer sua solidariedade e doar agasalhos em Santa Maria
Apesar de séculos de avanços, reflexões e debates sobre as demais funções da moda (encobrimento, ornamento, comunicação, atração), quando o frio bate forte, fica evidente a sua finalidade original: a proteção. Só faz sentido um look do dia se, antes de qualquer outra coisa, ele me proteger do frio e da hostilidade do mundo.
Mas e quem não possui nem o básico para suportar o frio? Quem não tem uma casa, nem dinheiro ou oportunidade para comprar roupas? Nesses dias gelados, não tem como não lembrar de quem está nas ruas e não tem nada para vestir. Que dirá ter opções de looks. Aliás, look hoje, só o solidário. Aquele que, no sentido literal da palavra "look" (em inglês = olhar), de fato OLHA para o lado e estende um agasalho para quem não tem.
Foto: Pixabay
Dê uma olhada no seu guarda-roupas, deve haver algumas peças que não servem mais ou que você já não aproveita tanto. Separe-as e repasse para outras pessoas. Essa atitude pode fazer a diferença. Aproveite que municípios do Estado inteiro estão em plena Campanha do Agasalho e aceitam doações até o final de julho. A prefeitura de Santa Maria recebe roupas, calçados e cobertores nos ônibus municipais (todos possuem uma caixa de coleta) e em mais 17 locais. Todas as informações estão publicadas no Diário. Além do frio, temporais deixaram centenas de pessoas desabrigadas. Muitas pessoas estão precisando da tendência da solidariedade, que, de longe, deve ser passageira.
Se prefere não participar dessas campanhas oficiais, faça a sua parte perto de você. Prepare um kit com peças quentinhas e itens de higiene, por exemplo, e dê para quem você sabe que está precisando. Sua doação pode fazer a moda de alguém.
Ah, e se quiser ler mais sobre moda e movimento, maternidade possível e dilemas da meia-idade, me acompanhe todos os dias no Instagram @hinerasky